Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mais do mesmo: ENEM 2011

O ENEM tá chegando para que vai fazê-lo, seja como treineiro ou mesmo quem vai prestá-lo de verdade. Com isso, separei algumas perguntas que acredito serem aquelas que o povo mais tem dúvida sobre essa prova do ensino médio.

Primeiro, a real importância do ENEM. Esse exame foi criado principalmente para avaliar o ensino médio das escolas públicas e particulares, e com o tempo esta foi sendo usada como método de avaliação para a entrada em diversas faculdades, seja como complementação ao vestibular ou até mesmo substituindo o próprio vestibular.

Uma coisa interessante é que não há definição do MEC sobre validade da prova ou escolha da melhor nota. Quer dizer, houve um questionamento entre algumas pessoas da nossa sala se a nota dessa prova poderia valer para o ENEM de 2012, mas não há nada definido. Isso quer dizer que até lá pode ou não valer, tudo depende do MEC, é.

Esse ano, a prova continuará consistindo de 180 questões de múltipla escolha e uma redação (atenção: se você é adepto de assinalar pelo método “minha mãe mandou”, sorte, cara ou coroa, ou pelo amiguinho do lado, mesmo acertando, terá uma pontuação menor. Além de avaliarem se está certo ou não, avaliam o pensamento crítico do aluno). 

Não viajem muito nas redações, elas contam muitos pontos e os avaliadores são extremamente crítico.

Em principalmente, NÃO FUJAM DO TEMA! Não é porque deu vontade de escrever uma história da Chapeuzinho Vermelho que foi seqüestrada pela madrasta da Cinderela para substituir a mesma nos afazeres domésticos enquanto a obriga comer chocolates para ficar fofinha e depois servir de comida, e quando descobre foge com Aslan para o País das Maravilhas que você vai escrever! Redação de ENEM é coisa séria, então, respeite o que a prova pede. A não ser, é claro, que você queira zerar nisso (o que acho improvável, é)...

Para ter mais informações detalhadas, acesse o Edital completo do ENEM.

A qualquer notícia, manteremos vocês informados.

Um comentário: